PROFICE

 

Conheça nossos projetos aprovados pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura que estão recebendo recursos.

Imagem
Imagem

O projeto do livro busca levar ao público registros de uma leitura estética dos diversos ambientes encontrados ao longo de vários roteiros terrestres, que partem do litoral do Oceano Atlântico até o encontro com o Oceano Pacífico. Este levantamento, realizado pelo geólogo e fotógrafo Antonio Liccardo, resultou num expressivo acervo de informações e imagens de qualidade, entre elas paisagens de natureza, registros culturais e humanos e aspectos históricos da América do Sul.

Ponta Grossa, eu não sei se te amo
Ponta Grossa, eu não sei se te amo

O projeto busca refletir sobre a tão pequena existência do audiovisual em uma das regiões mais importantes do Paraná. Propõem-se a realização do primeiro longa-metragem ficcional pontagrossense, um filme episódico, de baixo orçamento, com aproximadamente 75 minutos e dividido em 5 partes filmadas inteiramente na cidade de Ponta Grossa e dirigidas por jovens realizadores paranaenses.

Conhecendo patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais II
Conhecendo patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais II

O projeto "Conhecendo o Parque Nacional dos Campos Gerais" trata da importância da preservação do Parque, bem como apresenta informações sobre o importante patrimônio natural de Ponta Grossa. Em sua segunda edição, lançará um livreto e um jogo da memória que irá conter fotos e informações relativas ao Patrimônio Natural e Cultural dos Campos Gerais. Este kit educativo terá distribuição gratuita nas escolas da rede municipal de ensino da cidade.

Conversa entre instrumentos musicias
Conversa entre instrumentos musicias

"Conversa entre instrumentos musicais" é um livro infantil ilustrado, de autoria do historiador Fábio Holzmann com imagens da professora de artes e artista plástica Rossana Molleta. De forma lúdica, o projeto proporciona contato dos leitores com o universo musical associando-os a recortes da história da música no Paraná. Assim, os jovens são atraídos a conhecer o patrimônio cultural musical.

Georreferenciamento cultural
Georreferenciamento cultural

O projeto traz uma proposta bastante original e singular no campo editorial paranaense: editar um livro com textos que percorrem espaços, artefatos e ícones representativos da identidade cultural do município de Ponta Grossa. Além de textos, haverá um cartograma, com pontos e artefatos presentes nas narrativas indicados com suas coordenadas reais, mostrando as principais características morfológicas e simbólicas que prendem o olhar e a mente.

O circo especial de Picolé
O circo especial de Picolé

O Palhaço Picolé apresenta o mundo circense aos portadores de necessidades especiais através de brincadeiras, performances, mágicas e malabares que arrancam suspiros, gargalhadas e aplausos da plateia. O palhaço aproveita a linguagem acessível e inclusiva da arte milenar do circo para aproximar e interagir com o público que participa constante e ativamente de toda a apresentação.

Menestrel conta a imigração no Paraná
Menestrel conta a imigração no Paraná

O espetáculo alia a magia do milenar teatro de sombras à proposta de recuperação da memória paranaense a partir dos imigrantes que contribuíram para a formação do estado do Paraná. A peça revela o estado como um caldeirão cultural, que mistura crenças, trejeitos, cheiros, aromas, tradições, sabedoria popular e muita diversidade. A proposta é levar 36 apresentações a 12 municípios do interior paranaense com menos de 20 mil habitantes, onde a população dificilmente tem contato e acesso ao teatro.

Chiquinho D'Alembebe
Chiquinho D'Alembebe

Chiquinho D'Alembebe nos leva a duas novas aventuras pelas histórias e lendas do Paraná. O personagem, típico paranaense em seus trejeitos e gírias, desta vez nos apresenta o Buraco do Padre, um dos mais belos patrimônios naturais do Estado e o universo da poesia em duas obras de literatura infantil: Chiquinho e Iana - em busca do tesouro perdido e Chiquinho poeta. Cada livro será acompanhado de dois dedoches de personagens das histórias, possibilitando interação dos leitores.