Início
Quem somos
Leis de Incentivo
Banco de Projetos
Portfólio
Contato
More
PROMIFIC
Os moradores da Vila Nova terão a oportunidade de serem representados sem os estereótipos presentes na mídia. Proporcionando formação de fotografia e escrita para produção de conteúdos sobre o bairro, as pessoas e as histórias do lugar, o projeto possibilitará um novo olhar a si mesmo aos jovens moradores da comunidade.
Ponta-grossensses terão acesso à acervo histórico e colaborativo de Ponta Grossa gratuitamente através de uma plataforma online, catalogada e identificada. Serão utilizadas imagens de acervos públicos ou particulares, que tenham o direito de uso da imagem cedido ao projeto.
O projeto realizará o inventário de sítios arqueológicos com pinturas rupestres localizados na Escarpa Devoniana em Ponta Grossa e a educação patrimonial, buscando a conservação destes sítios. Os abrigos serão mapeados e as pinturas rupestres de cada sítio serão caracterizadas. Simultaneamente serão ministradas oficinas para docentes da rede pública de ensino e produzidas cartilhas educativas para serem distribuídas nas escolas.
O Parque de Olarias e mais 20 praças fora do centro da cidade serão palco do espetáculo circense apresentado pelo Palhaço Picolé e a acrobata Geovana Salgueiro. De forma totalmente gratuita, o espetáculo leva lazer, cultura e entretenimento realizando esquetes e performances acrobáticas no picadeiro do circo.
O livro irá selecionar mais de 100 crônicas escritas por Viera Neto sobre Ponta Grossa no período de 30 anos. Parte da tiragem será distribuída em escolas da rede pública. Para divulgar as crônicas e estimular à leitura, o projeto ainda irá lançar 25.000 flyers literários colecionáveis.
O documentário retrata a realidade da violência contra a mulher em Ponta Grossa, entrevistando vítimas e pessoas envolvidas em ações de combate à violência, ampliando a visibilidade para o assunto. Ele também acompanha o trabalho da atriz Michelle França que dá vida à personagem que sofre violência num relacionamento abusivo.
Com parceria da Vara da Infância e Juventude, o projeto leva aulas de música instrumental a crianças e adolescentes em medida protetiva, socioeducativa ou em situação de risco social na cidade. Além do aprendizado musical, as aulas se mostram eficientes também processo de sensibilização e socialização das crianças e adolescentes.
Através de cinco episódios de podcast e de um livro, o projeto traz ao público a trajetória das bandas de músicas em Ponta Grossa ao longo de quase dois séculos. Ele investiga como constituiu-se a tradição das bandas na cidade, apresentando um modo de contar a história local pelo viés da cultura.
O projeto é dividido em duas fases: a primeira consiste na criação de um espaço coletivo dedicado ao estudo da dramaturgia, bem como o incentivo à produção de textos dramáticos autorais. A segunda fase será a realização de leituras dramáticas de textos autorais dos participantes em diferentes bairros da cidade de Ponta Grossa, promovendo a descentralização da cultura e possibilitando acesso gratuito e aberto ao evento.
Produção de um CD com composições exclusivas de mulheres, com objetivo de dar voz às que foram caladas. O projeto procura despertar mulheres em estado de fragilidade através da identificação do discurso de semelhança contido nas letras.